Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

2016

Me deslumbro fácil. Isso é fato e não é segredo para ninguém. Se essas Olimpíadas de Londres serviram para alguma coisa, foi para me mostrar o quão deslumbrada posso ser, e o quão preconceituosa e ignorante.
Assistindo a abertura e o encerramento,só conseguia pensar: "Poxa, imagina a vergonha que não vamos passar aqui na abertura de 2016, só vai ter repeteco do carnaval, samba e Bossa Nova".
Não poderia imaginar o quanto estava errada em julgar assim nosso país.
No encerramento, a aparição de Renato Sorriso já foi uma boa surpresa, e me trouxe o pensamento, será que no fundo é tão ruim que sejamos lembrados pelo samba? Será que não é a alegria do samba, a alegria do gari que é mostrada lá fora? 
Sim! Tempos pobreza. Sim! Temos uma educação precária. Sim! Temos desigualdade social. Sim! Somos feitos de clichês. Mas que país não tem tudo isso?
Que país não tem sofredores? Que país não tem clichês? Que país não é formado por inúmeras contradições?
E me diz, qual país tem a nossa cultura? Nossa história, nossas paisagens, nossos heróis?
Somos mesmo só samba? Realmente não temos cultura? E nosso folclore é o que? Nosso folclore de índios, negros, portugueses, alemães, chineses, americanos,andinos.
Nós, Brasil, somos puro folclore. O mundo num país só, tudo em uma cultura única. Temos jazz no nosso samba, rock e blues na nossa bossa nova, tem candomblé e capoeira, Villa-Lobos e Machado, Iemanjá e Insurreição.
Apesar das falhas, vivemos em um lugar maravilhoso, cheio de mil e uma outras maravilhas. De uma história triste e corrupta sim, mas cheia de mentes brilhantes e vozes incansáveis, querendo gritar ao mundo que aqui podemos ser felizes, incondicionalmente.
Pensando bem, Brasil vai dar show também.Vai ser lindo e vai ser nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário