Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Experiências

             Antes de dar início ao texto propriamente dito, gostaria de esclarecer. A Olimpíada de História foi uma ótima experiência para mim. Além de aprender muito, me ajudar a interpretar os diferentes documentos, fiz muitas amizades que continuaram independentes de vitórias e derrotas. Gostaria de agradecer as outras equipes do nosso colégio que participaram e ao Professor Carlos que me deu essa oportunidade. Mas, antes de qualquer coisa, agradecer a minha equipe que não podia ter sido mais maravilhosa. Obrigada Bia e Carol, que me acolheram como uma irmã mais nova e me fizeram sentir tão à vontade. Algum dia vou conseguir retribuir tudo aquilo que vocês fizeram por mim. Agora chega de embromar e irei direto ao texto que, antes de refletir minhas experiências adquiridas, refletem aquilo que deveríamos pensar.




                 Reflexões de uma vida

            “A vida é feita de altos e baixos, erros e acertos, vitórias e derrotas”, disse alguém sábio em algum momento da história. Realmente, desde nosso primeiro momento percebemos que não é só de rosas e alegrias que há de se viver a vida. Seu lado obscuro e maléfico espreita em cada beco escuro, em cada esquina, e uma hora ou outra é com ele que nos depararemos.
O que fazer então? O que fazer quando depois de tanto “suor e lágrimas” a vida nos retribuir com pontapés e decepções? O mínimo há fazer é olhar em frente, com a cabeça erguida tendo em mente que será melhor em uma próxima vez.
Mas se a vida é feita de vitórias e derrotas o que fazer quando tudo o que recebemos são os desapontos? Para que serve o erro, a não ser para nos fazer enfraquecer e desistir? Para que acertar tanto, se no final erraremos de novo? Não sei a resposta dessa pergunta, tão pouco conheço alguém que saiba.
Quer uma sugestão? Não desista. Lutamos tanto para chegar até aqui, para que desistir? Para que enfraquecer? Por que levar a vida a esmo, se temos a chance de ganhar, se temos o privilégio de escolher? É disso que precisamos. De pessoas que pensem, que escolham, que sintam. De pessoas que possam construir um mundo melhor.
Um mundo melhor onde erros e acertos serão instrumentos e combustíveis para a vitória. Onde os erros nos farão refletir e nos darão forças para vencer, para acertar, para colher os frutos de nossas escolhas.
Então, por mais que a vida te derrube, por mais que façam com que pense que não há mais nenhuma chance, pare e pense. Sempre haverá uma chance para quem se compromete.
Viva sua vida. Brinque, estude, ria, chore, mude, se machuque. Ajude o outro, seja egoísta uma vez ou outra. Abrace seu irmão. Abrace seu amigo. Agradeça seu professor. Ame, ame, ame. Ame com todas as forças todos os dias. Diga “eu te amo”. Diga “obrigada”. Faça da vida seu parque de diversões, sem esquecer as responsabilidades. Escreva, se expresse, leia, conheça. O conhecimento acima de tudo é o que levaremos sempre conosco. Acerte sempre. E erre muitas, muitas vezes. E, no final, recolha por si mesmo os louros da vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário